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APOSTILA PROCESSO SELETIVO SED SC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
* ANOS INICIAIS *
PROCESSO SELETIVO EDITAL 2213/2021 - EDUCAÇÃO BÁSICA
* COM DICA DE REDAÇÃO *
CADERNO DE PROVAS
MODELOS PROVA REDAÇÃO/DISCURSIVA
CONHECIMENTOS GERAIS = 344 p.
- Fundamentos teóricos metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina.
- Percursos formativos e a estruturação do trabalho pedagógico.
- Diversidade como princípio formativo.
- Legislação da Educação Básica.
- Avaliação da aprendizagem.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
SANTA CATARINA.Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, 2021;
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998;
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014.
SANTA CATARINA. Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013. Florianópolis: CEE/SC, 2013,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 106 p.
Alfabetização com letramento. Gêneros textuais, oralidade, produção e reestruturação de textos, análise linguística; Campos Numéricos - Números Naturais, Números Racionais; Campos Geométricos - Geometria Espacial, Geometria Plana, Sistema de Medidas; Estatística; Ciências Naturais: meio biótico e abiótico, recursos tecnológicos, interdependências, saúde; Ciências Humanas e sociais: tempo cronológico e histórico, temporalidade, espaço, relações e interações, cotidiano, memória e identidade/grupo, paisagem, localização, orientação, representação.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014.
SOARES, M.B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, 2019.
CORTESIAS:
CD ÁUDIO mp3 - LDB
PROVAS CONCURSOS ANTERIORES
PROVAS REALIZADAS PELA SELECON
MANUAIS - DOCUMENTOS DIVERSOS 2021
BASE COMUM, ENTRE OUTRAS
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