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PROCESSO SELETIVO DE SUBSTITUTOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
- EDITAL Nº 024/2023- para o ano letivo de 2024
APOSTILA ACT AUXILIAR DE SALA
CONHECIMENTOS GERAIS
TEMAS DE EDUCAÇÃO = 150 p.
Aprendizagem e desenvolvimento humano; Educação, Comunicação e Tecnologia; Avaliação da aprendizagem no contexto das políticas educacionais de educação básica; A educação integral no contexto da educação básica; O projeto político pedagógico como mecanismo de gestão educacional; A política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, conhecimento e culturas; A pesquisa como princípio educativo; Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016).
PORTUGUÊS = 70 p.
Compreensão de texto: localização de informações implícitas e explícitas e reflexão sobre a leitura; elementos de organização textual; elementos de coesão; denotação e conotação; figuras de linguagem; variação linguística: as diversas formas do uso da língua; o nome e seu emprego; o pronome e seu emprego; emprego de tempos e modos verbais; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; estrutura e período.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AUXILIAR DE SALA = 140 p.
A função social da Educação Infantil; A organização do tempo e espaço na Educação Infantil; O binômio educar-cuidar na composição da ação pedagógica com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas; A brincadeira e a interação como eixos centrais da educação infantil; A relação creche-família; As Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010); Orientações Curriculares para Educação Infantil da Rede Municipal de Rede Municipal de Florianópolis (2012); Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015). A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Lei Brasileira de Inclusão 13.146/2015: Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. E o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil".
CORTESIAS QR CODE:
PROVAS CONCURSOS ANTERIORES
MANUAIS = Orientações, Diretrizes e Currículo
CADERNO DE PROVAS PROFESSOR
Íntegra do documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil"
AÚDIO MP3 RESUMO)
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES
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