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FLORIANÓPOLIS > EDUCAÇÃO ACT 2024-2025 > PROFESSOR E PROFESSOR AUXILIAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACT FLORIANÓPOLIS ANO LETIVO 2025

 

PROCESSO SELETIVO DE SUBSTITUTOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Secretaria Municipal de Educação

- EDITAL Nº 014/2024- para o ano letivo de 2025 -

 

Inscrições: 16 de outubro de 2024 à 06 de novembro de 2024

SITE:  http://www.ibade.org.br

Prova Escrita (data provável)24 de novembro de 2024

 

 

PROFESSOR E PROFESSOR AUXILIAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

CONHECIMENTOS GERAIS

Temas de Educação - 122 p.

Aprendizagem e desenvolvimento humano; Educação, Comunicação e Tecnologia; Avaliação da aprendizagem no contexto das políticas educacionais de educação básica; A educação integral no contexto da educação básica; O projeto político pedagógico como mecanismo de gestão educacional; A política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, conhecimento e culturas; A pesquisa como princípio educativo; Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016).

 

Português = 70 p.

Compreensão de texto: localização de informações implícitas e explícitas e reflexão sobre a leitura; elementos de organização textual; elementos de coesão; denotação e conotação; figuras de linguagem; variação linguística: as diversas formas do uso da língua; o nome e seu emprego; o pronome e seu emprego; emprego de tempos e modos verbais; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; estrutura e período.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Professor e Professor Auxiliar de Educação Infantil = 160p.

A criança como sujeito de direitos; A especificidades da docência na Educação Infantil; A organização do tempo e espaço na Educação Infantil; As Estratégias da ação pedagógica (observação, planejamento, registro, avaliação); Relação creche- família; A brincadeira e a interação como eixos centrais da educação infantil; A docência compartilhada na educação infantil; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009); Diretrizes Educacionais pedagógica para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010); Orientações Curriculares para Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2012); Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); Resolução nº1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Lei Brasileira de Inclusão 13.146/2015. Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. E o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil".

 

CORTESIA QR CODE:

PROVAS CONCURSOS ANTERIORES

MANUAIS

CADERNO DE PROVAS PROFESSOR

 

AÚDIO MP3 RESUMO)

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES

 

Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .

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